Dominar os numerais de 1 a 200 é abrir portas para falar sobre quantidades, datas, preços e muito mais em português com confiança. Este guia rápido e prático vai te ajudar a reconhecer, escrever e usar esses números no dia a dia.

Resumo dos principais pontos

• Conhecer a ordem e a escrita dos numerais de 1 a 200.
  • Entender a formação dos números entre 21 e 99.
  • Reconhecer as dezenas,zenas e centenas de forma clara.
  • Aprender regras de acentuação e concordância nos números.
  • Aplicar a leitura e a escrita em situações reais.

Como escrever e falar os numerais de 1 a 200 no português

A base para falar e escrever números no português brasileiro é entender a estrutura entre unidades, dezenas, centenas e milhar. Vamos começar do início, de forma simples, para você ganhar confiança rapidamente.

1. Estude os numerais de 1 a 20: São a base de todo o sistema. São eles: um, dois, três, quatro, cinco, seis, sete, oito, nove, dez, onze, doze, treze, quatorze, quinze, dezesseis, dezessete, dezoito, dezenove e vinte. Muitos deles são irregulares e precisam de memória, então repita-os em voz alta.
  2. Conheça as dezenas fixas: Trinta, quarenta, cinquenta, sessenta, setenta, oitenta e noventa seguem um padrão claro. São palavras inteiras que não se dividem.
  3. Forme os números de 21 a 99: A regra é unir a dezena com a unidade, separados por hífen. Exemplo: vinte e um, trinta e dois, quarenta e três, até noventa e nove. Exceto entre trinta e quarenta, e entre sessenta e setenta, onde usamos "e" (trinta e um, sessenta e cinco).
  4. Entenda as centenas: Depois de noventa e nove, seguimos para as centenas. Formam-se assim:
    • 100 = cem (ou cento, depois de mil)
    • 101 a 199 =cento e + número de 1 a 99 (cento e um, cento vinte e três, cento noventa e nove)
    • 200 = duzentos
  5. Pratique a leitura e a escrita: Tente ler números em alto falante, anote-os e depois confira. Exemplo: 150 = cento e cinquenta; 187 = cento e oitenta e sete; 200 = duzentos.

Quais são as regras de acentuação e concordância

Além de saber escrever, é preciso usar os numerais corretamente em frases. A regra de ouro é a concordância: o número deve combinar em gênero e número com o substantivo que acompanha.

Tabela De Número De 1 A 200 - REVOEDUCA
Tabela De Número De 1 A 200 - REVOEDUCA

Concordância numérica

Se o substantivo for masculino e plural, o número também muda. Veja:

• Um livro (singular masculino)
  • Dois livros (plural masculino)
  • Três mesas (plural feminino)
  • Vinte e cinco alunos (masculino plural)
  • Vinte e cinco alunas (feminino plural)

Regras de acentuação

Em português, alguns numerais exigem acento quando estão sozinhos ou em determinadas posições. Veja os principais casos entre 1 e 200:

• Vinte e um (acento no "um")
  • Trinta e dois (acento no "dois")
  • Quarenta e três (acento no "três")
  • Cinquenta e quatro (acento no "quatro")
  • Sessenta e cinco (acento no "cinco")
  • Setenta e seis (acento no "seis")
  • Oitenta e sete (acento no "sete")
  • Noventa e oito (acento no "oito")
  • Cento e um (acento no "um")
  • Cento e vinte e dois (acento no "dois")

Observe que quando o número vem depois do substantivo, geralmente não há acento: "Eu tenho vinte livros". Já na forma "Eu tenho livros", o acento aparece no "dois" porque o número está antes do substantivo.

Números De 1 A 200 Para Imprimir Pdf - FDPLEARN
Números De 1 A 200 Para Imprimir Pdf - FDPLEARN

Como usar os numerais de 1 a 200 no dia a dia

Sabemos escrever, mas como aplicar na prática? Pensar em situações reais ajuda a fixar de vez. Use esses números para descrever idades, quantidades, datas e endereços.

Exemplos práticos

São inúmeras as situações. Aqui vão algumas ideias para você praticar:

• Idades: Tenho vinte e três anos. Meu sobrinho tem quinze anos.
  • Endereços: Moro na Rua das Flores, 150. Ao lado está a Rua do Sol, 78.
  • Preços: O mercado está vendendo frutas a quarenta e nove reais o quilo.
  • Datas: O evento acontece em 14 de março de 2025 (quatorze de março).
  • Telefones: Meu número termina em 187.

Ferramentas e recursos úteis

Você não precisa decorar tudo de uma vez, mas alguns recursos podem acelerar a sua prática. Use-os como apoio para revisão e consulta rápida.

Números De 1 A 200 Para Imprimir Pdf - NAZAEDU
Números De 1 A 200 Para Imprimir Pdf - NAZAEDU
  • Listas e cartões: Monte cartões com o número de um lado e a palavra por extenso do outro. Vá revisando regularmente.
  • Planilhas: Crie uma coluna com os numerais de 1 a 200 e outra com a escrita por extenso. Compare e corrija aos poucos.
  • Aplicativos de educação: Existem vários apps no Brasil focados em leitura e escrita de números de forma lúdica.
  • Relógios e calendários: Pratique lendo a hora e as datas, identificando os números e escrevendo-os por extenso.

Perguntas frequentes sobre numerais de 1 a 200

Por que devo praticar numerais de 1 a 200?

Essa faixa cobre a maioria das situações do cotidiano, desde contar objetos até falar sobre datas e quantidades no trabalho ou na escola. A prática ajuda a evitar erros em compras, contas e comunicação.

Como posso melhorar a rapidez na hora de escrever?

Treine regularmente e foque nos padrões de dezenas e centenas. Reconhecer a estrutura ajuda a montar o número rapidamente. Grave a pronúncia e ouça enquanto escreve para fixar a ligação entre a fala e a escrita.

O número 200 se escreve "duzentos" ou "duas centenas"?

Na norma culta, quando estamos falando da quantidade exata de 200, usamos "duzentos". A forma "duas centenas" pode aparecer em contextos mais informais ou ao contar grupos de 100, mas "duzentos" é a forma mais correta para a quantidade total.

Numeros de 1 A 200 | PDF
Numeros de 1 A 200 | PDF

Como tratar números em provas e trabalhos acadêmicos?

Na escrita formal, escreva os números por extenso quando forem menores ou iguais a vinte e quando iniciarem frase. Para números maiores, use algarismos em contextos exatos (como 156 metros), mas priorize o por extenso em trechos longos ou orais.

E quando o número vem depois do substantivo?

Nesse caso, geralmente escrevemos sem acento, a menos que haja contração ou o número precise de acento para evitar confusão. Exemplos: "O livro tem vinte páginas" e "São dez horas".